Vida Virtual #1

terça-feira, agosto 16, 2011

Mulheres na Blogsfera


 Que as fanáticas feministas não me crucifiquem! Mas as mulheres têm me decepcionando ultimamente na blogsfera.


 Estava dando uma olhada em novos blogs por aí e quis dar uma conferida especialmente em blogs escritos por mulheres. Ver o que as mulheres estão criando de novo.
 Não sei o que me incomodou mais. Se foi a quantidade absurda de blogs com layout pink ou o resto com conteúdo emo depressivo.


 Sempre que possível tomo o partido feminino em qualquer assunto. Mas nesse não dá.
 Há muito tempo tenho topado com blogs femininos que falam apenas de determinados assuntos. Cabelo, maquiagem, unhas, produtos de beleza, como manter a forma, coisas sobre relacionamentos, e afins.
 Não estou dizendo que uma mulher não possa falar sobre isso, muito pelo contrário. O blog deve ser sobre o que a pessoa gosta, sobre assuntos que ela entenda. Mas o problema é que esses blogs falam só sobre essas coisas!
 Quando entro num blog e vejo que a primeira página inteira é só sobre os assuntos citados, eu sinceramente não tenho vontade de continuar lendo.
 Mais uma vez, não estou descendo a lenha nas blogueiras que fazem isso. A crítica é sobre comportamentos, não pessoas. Mas me incomoda bastante. É como dizer que as mulheres não sabem falar sobre outro assunto.


 A blogsfera ainda é um espaço um tanto machista. Vocês podem ver um exemplo disso aqui mesmo, na barra lateral do blog.
 Dos blogs que eu acompanho 34 são escritos somente por homens e apenas 17 deles, por mulheres.
 Acham que isso é preconceito da minha parte? Pois não é. Eu gostaria muito de ver mais blogs femininos com bom conteúdo por aí, mas é difícil. 
 E fazendo uma análise rápida dos blogs femininos e suas listas de leitura vocês podem ver que a mesma coisa acontece com eles. A maioria dos blogs são masculinos e dos blogs femininos, raros são os que falam somente de futilidades.


Quando eu vejo um blog todo rosinha com porpurina saindo dos lados da página e com todos os posts falando exclusivamente dos temas citados, eu tenho vontade de dizer pra fulaninha que escreve:
 "- Acorda minha filha! O mundo não é um salão de beleza gigante e você não vive em As Patricinhas de Beverly Hills!"


 A blogsfera é um espaço riquíssimo! Não faz sentido as pessoas se interessarem só por um tipo de coisa quando há tanto que se ver aqui.
 Não sei se alguém aí se lembra mas quando eu comecei o blog totalmente alienada e inexperiente no assunto o título era "Séries e Livros" que vergonha gente... Eu ia falar apenas sobre esses assuntos, mas conforme fui conhecendo mais este espaço e tendo contato com outros blogueiros vi que as possibilidades são tantas que eu podia falar sobre qualquer coisa. E valeu muito á pena.
 Reparei que em vários desses blogs as blogueiras tem potencial para discorrer sobre outros temas mas não fazem. Por que será? Talvez medo das pessoas não se interessarem sobre o que tem a dizer fora do lugar comum[?]


 Dos blogs femininos que acompanho todos são bem variados.  Todos tem ótimo conteúdo cultural, social, musical, cinematográfico e porque não, poético, político, criativo, enfim não há limites para a criatividade.
 Então, gostaria de parabenizar ás mulheres que tem feito jus as blogueiras com seu ótimo trabalho. E ás que por algum motivo ainda se prendem ao esteriótipo auto imposto, não tenham medo de serem criativas e falar sobre tudo.
 Vamos mostrar que com as garotas:
Não é só um rostinho bonito, mas muita cuca no lance!


 E homens, não vão se gabando não, logo será a vez de você aqui.


 Até a próxima pessoal! Espero que tenham gostado!

10 comentários:

Adriana T disse...

Bem colocado. Eu sinceramente não sigo blogs que falam de maquiagem por exemplo, e eu amo maquiagem, mas sei lá acho que ficar lendo sobre isso já é demais. Mas acho que só sigo um blog masculino e olha que eu sigo muitos blogs, eu gosto da visão feminina acho mais fácil me identificar com suas opiniões.

Paulo Cesar PC disse...

Poxa, você colocou um fato verdadeiro sim. É enorme a quantidade de blogs femininos voltados a um asunto somente. Parabéns Driele.

Fênix27 disse...

Olá, vim lá do nosso amigo Paulo César PC, e vi seu comentário axei 19 e vim conhecer seu blog. Olha, eu tambem não aprecio estes tipos de blog não tenho saco,quando criei o meu blog,não quis só um tema,lá publico artigos de outros autores que axo interessante. Tem coisas que são da minha autoria,bem para resumir,elê é para vários assuntos sem se focar apenas num só tema.Gostei de tudo que você postou aqui.
Parabens e felicidades no seu caminhar. Já estou te seguindo.

Andre Mansim disse...

Hehehehhehehehehe "nóis semo pobrema mêmo!", hehehehehhehehehehehehe.



BELEZA DE CRÔNICA DRI! Parabens!

Unknown disse...

Concordo plenamente com essa "crítica" aos blogs direcionados àpenas a um tipo de assunto. Tudo bem, entendo que alguns se sintam mais à vontade em escrever poesias, desenhar, criar tirinhas (eu mesmo faço isso), falar de moda, de filmes, de música, de livros, mas acho IMPORTANTÍSSIMO comentar sobre outras coisas também. Criar temas variados, assuntos diversos, variar nas temáticas e nas abordagens... isso cresce muito o envolvimento com o leitor.

Nem estou aqui falando só dos blogs femininos não, héin, rs... mas dos masculinos também! Entro em alguns e só vejo sobre futebol, games, samba, sei lá, acho que poderiam variar um pouquinho mais. Não fará mal NENHUM!!! E ainda vai mostrar outras facetas que a gente nunca imaginou do blogueiro em geral.

ÓTIMO post, Driele, e concordo inteiramente com essa sua visão e opinião!

Bjs

Cris Medeiros disse...

Acho que meu blog é emo depressivo... rs

Beijocas

Marcos Rosa disse...

E isso porque vc não saiu da blogosfera, dê uma passada nas "músicas" que invadem nossas casas (pagode, funk, etc). Por estas bandas as mulheres são tratadas como o c*** do cachorro.

http://algunsfilmes.blogspot.com/

Xipan Zéca disse...

Driele...

Eu simprêsmente a-do-rí tua postagem de hoje, juro que sinto o mesmo....
Ainda bem que o meu não é nada deprê, muito menos cor-di-rosa... rss

Quando o blog toma características do criador (o real meRmo) acaba-se por unir o real ao virtual, e isso não casa lesgaus não.

Mudar... essa é meu objetivo... mudança!

Deusssssssssssssskiajude
Beijão
Tatto

Laura Brandão disse...

Fala Driele \o
É nóis q voa na vassoura do Harry! huasashusauh
Olha, poucas mas poucas blogueiras usam temas variados, tirando, vc, a Gabi Linus e a Karine.
Não conheço mais nenhuma ><"
Adorei o post, abraços e tenh aum Ótimo final de Semana =*

Marcus Alencar disse...

Driele, essa é uma critica pertinente e válida. Não tenho nada contra esse tipo de blogs, acho que tem espaço para praticamente tudo na blogosfera, mas ao mesmo tempo é muito gente ver as pessoas se prendendo em apenas um assunto quando elas poderiam diversificar mais seu conteúdo.

Posso dizer que conheço várias blogueiras, como você, que fazem textos muito interessantes e de qualidade. E tenho orgulho disso, inclusive tenho um blog chamado Fluindo o Olhar no qual escrevo junto com duas amigas muito grandes e que escrevem lindamente.

Postar um comentário