Educação

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

 Olá sobreviventes!
 Outro dia estava eu especulando sobre as diferenças entre o ensino público e o privado. Isso me fez pensar em como anda a educação no Brasil hoje em dia.
 Uma coisa que constatei em meus anos de escola é que o governo não trata, de forma alguma, a educação como deveria ser tratada.
 Por exemplo, num colégio particular durante o ensino médio os alunos 'treinam' para o vestibular durante os três anos de ensino. Já num colégio público os professores perdem um tempo absurdo com coisas inúteis tanto para a vida quanto para a preparação para a faculdade.
 Hoje os pais, que tem condição financeira suficiente, matriculam os filhos em colégios particulares para que tenham um ensino de maior qualidade e passem no vestibular, ou deveria dizer ENEM, para universidades públicas. Enquanto isso aqueles que estudaram a vida inteira na rede pública de ensino são obrigados a disputarem vagas em programas sociais e em sistemas de cotas.
 Para um jovem estudar em uma escola pública basta que tenha nascido sem condições de pagar uma particular. Já para cursar a tão sonhada universidade pública esse mesmo jovem tem que enfrentar uma disputa desigual com outro que foi orientado a vida toda para para este momento.
 O setor público de ensino transformou a educação em moeda de troca. 
 Nas eleições,os políticos prometem mais escolas e universidades. Prometem aumentar o salário do professor e melhorar as instalações escolares. Depois disso, claro, não cumprem o que prometeram e continuam tendo esse mesmo trunfo para jogarem nas próximas eleições. E assim caminha a educação, ou deveria dizer a falta dela.
 Isso tudo gera um ciclo sem fim onde para cada aluno de colégio público que é mal alfabetizado um aluno da rede particular entra em uma boa universidade. Já que é bem comum jovens que estudaram a vida toda em colégios públicos serem obrigados á irem para universidades particulares.
 E quem ganha com isso? Não eu nem você, mas sim a parte alitista da sociedade que, como de costume, nega ao povo tudo que lhe é de direito.

5 comentários:

Adriana T disse...

É triste mas é verdade.

Adriana T disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana T disse...

OI indiquei seu blog para um Meme.
http://hobbyecletico.blogspot.com/2011/02/memes.html
Beijos

cris mitsue disse...

A Educação... aquilo que deveria ser bem mais valorizada e investida no país. Uma pena que o pensamento para as autoridades seja diferente. A educação brasileira tá muito longe de ser a melhor, mas se tiver ao menos apoio do governo, Brasil todo agradecerá. Afinal, é dever dele investir no ensino básico e médio.

Paulo Cesar PC disse...

Imaginar que ouve um tempo, em que, ensino publico no Brasil era sinônimo de qualidade. Como as coisas mudaram de lá pra ca!!!
Um grande abraço.

Postar um comentário