Outro dia estava eu especulando sobre as diferenças entre o ensino público e o privado. Isso me fez pensar em como anda a educação no Brasil hoje em dia.
Uma coisa que constatei em meus anos de escola é que o governo não trata, de forma alguma, a educação como deveria ser tratada.
Por exemplo, num colégio particular durante o ensino médio os alunos 'treinam' para o vestibular durante os três anos de ensino. Já num colégio público os professores perdem um tempo absurdo com coisas inúteis tanto para a vida quanto para a preparação para a faculdade.
Hoje os pais, que tem condição financeira suficiente, matriculam os filhos em colégios particulares para que tenham um ensino de maior qualidade e passem no vestibular, ou deveria dizer ENEM, para universidades públicas. Enquanto isso aqueles que estudaram a vida inteira na rede pública de ensino são obrigados a disputarem vagas em programas sociais e em sistemas de cotas.
Para um jovem estudar em uma escola pública basta que tenha nascido sem condições de pagar uma particular. Já para cursar a tão sonhada universidade pública esse mesmo jovem tem que enfrentar uma disputa desigual com outro que foi orientado a vida toda para para este momento.
O setor público de ensino transformou a educação em moeda de troca.
Nas eleições,os políticos prometem mais escolas e universidades. Prometem aumentar o salário do professor e melhorar as instalações escolares. Depois disso, claro, não cumprem o que prometeram e continuam tendo esse mesmo trunfo para jogarem nas próximas eleições. E assim caminha a educação, ou deveria dizer a falta dela.
Isso tudo gera um ciclo sem fim onde para cada aluno de colégio público que é mal alfabetizado um aluno da rede particular entra em uma boa universidade. Já que é bem comum jovens que estudaram a vida toda em colégios públicos serem obrigados á irem para universidades particulares.
E quem ganha com isso? Não eu nem você, mas sim a parte alitista da sociedade que, como de costume, nega ao povo tudo que lhe é de direito.
5 comentários:
É triste mas é verdade.
OI indiquei seu blog para um Meme.
http://hobbyecletico.blogspot.com/2011/02/memes.html
Beijos
A Educação... aquilo que deveria ser bem mais valorizada e investida no país. Uma pena que o pensamento para as autoridades seja diferente. A educação brasileira tá muito longe de ser a melhor, mas se tiver ao menos apoio do governo, Brasil todo agradecerá. Afinal, é dever dele investir no ensino básico e médio.
Imaginar que ouve um tempo, em que, ensino publico no Brasil era sinônimo de qualidade. Como as coisas mudaram de lá pra ca!!!
Um grande abraço.
Postar um comentário