Urbanismo

sábado, março 05, 2011

Olá sobreviventes!
 Tenho o costume de sempre que ando de ônibus ou metrô observar bem as partes da cidade por onde passo. Da última vez que andei de metrô, até a zona sul, percebi o quanto a cidade sofre com o abandono em muitos pontos da zona norte. Toda a extensão em volta das linhas de trêm e metrô está em processo de decomposição urbana.
 A Penha por exemplo, com a pacificação recente das comunidades em volta nada melhor para devolver o movimento ao bairro do que uma revitalização da área. Como logo o Rio irá receber muitos turistas seria ótimo se a Penha voltasse a ser um lugar turístico.
 As áreas e bairros próximos ao Maracanã estão em total abandono. Galpões abandonados, fabricas desativadas e terrenos baldios servem como pontos de venda de drogas, até uma cracolândia se extende proxima há linha do metrô enquanto isso desabrigados ocupam os locais dando as áreas um aspecto nada convidativo.
 Como uma das cidades mais lindas do mundo pode viver tão abandonada assim?
 Enquanto passam comerciais do governo falando orgulhosamente dos 70,00R$ que são dados as famílias pobres nossos bairos e ruas são deixados de lado. Nossos muros e calçadas caem aos pedaços enquanto milhões são gastos em estádios para copa do mundo. Andamos em ônibus super lotados enquanto nossos deputados fazem programas de televisão.
 Pensem em tudo que poderia ser feitos com esse dinheiro. O Rio de Janeiro poderia ser uma cidade maravilhosa em todas as áreas e não só na zona sul. Por que a verdade é que só quem conhece as maravilhas da cidade são os turistas. O carioca mesmo não tem acesso á toda a cultura e entrtenimento disponíveis. Eu que nasci e cresci aqui só pude conhecer o Cristo Redentor aos 15 anos e muitos não conhecem até hoje!
 A realidade é que o Rio é uma cidade segregada em muitos sentidos onde só quem pode pagar conhece as maravilhas disponíveis.

4 comentários:

Anita dos Anjos disse...

Oi Driele adorei seu blog, é maravilhoso!!!!! Seguindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Passa no meu pra conhecer:www.diarios-do-anjo.blogspot.com
Óyimo feriadão pra ti!!! bjs e bye bye

Nathan Rodrigues disse...

concordo plenamente...

BiaBloom disse...

Oie! Adorei esse blog!! Muito bom! Estou seguindo e voltarei sempre que puder!!
Abraços,
BiaBloom

http://invernodasflores.blogspot.com

Penso, logo escrevo! disse...

Ótimo desabafo!
Ah verdade é essa mesmo, o acesso total da cultura é dos turistas... Os próprios Brasileiros mesmo não tem direito a nada.
Isso não é só por ai, mas no Brasil inteiro, e o pior é que ninguém faz nada pra tentar mudar isso.

Postar um comentário