Heróis #4

quarta-feira, março 09, 2011

Nome: Alexander Luthor
Categoria: Vilão
 Ideade da criação e contando: 71 anos

Lex Luthor é um personagem criado por Joe Shuster e Jerry Siegel para ser um dos inimigos do Superman.
 Aparecendo somente dois anos depois da primeira publicação de Superman, Lex Luthor se tornou rapidamente seu maior inimigo/ arqui-inimigo.
 Este vilão teve sua origem reescrita várias vezes. A versão mais aceita e aparentemente definitiva é a de Mark Waid que mostra Lex criado como um garoto problema na mesma cidade do herói.

 Nos hqs, dão uma atenção especial para Lex em algumas publicações. Em  Lex Luthor – Homem de Aço podemos ver o vilão de seu próprio ângulo, sendo ele o centro da história, e entender melhor seu ódio pelo Superman e em Superman – Grandes Astros é explorado todo seu lado megalomaníaco sem o menor pudor.

Nas telas este vilão perde bastante do brilho dos hqs, talvez por estes nunca chegarem á uma versão definitiva da personalidade do vilão explorando ora um lado ora outro dela.
 Nos filmes Superman, Superman II – A Aventura Continua e Superman - Em Busca da Paz, Gene Hackman apresenta uma versão bastante convincente porém um tanto branda do vilão. Em Superman - O Retorno Kevin Spacey fracassou, em minha opinião, em mostrar toda a perversidade inerente ao personagem. Em Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman John Shea, ator conhecido hoje por participações obscuras em algumas será de TV, fez um simplesmente péssimo Lex Luthor, sem mais comentários, nem valeria á pena. Já em Smallville deve-se aplaudir a interpretação de Michael Rosenbaum que mostrou perfeitamente o desenvolvimento deste vilão desde sua amizade obsessiva com o jovem Clark Kent até seu ódio e inveja da vida e habilidades do herói.

(Clique na imagem para ampliá-la)
As vária representações do personagem através do tempo.

 A personalidade deste vilão é um tanto difícil de definir, pois transgride em suas varias versões por vários aspectos desta.
 A visão mais aceitável se define em simples inveja. Para ele um alienígena com super poderes, muito além de qualquer humano andando por aí e proclamando a si mesmo um salvador, o homem do amanhã é uma afronta direta á “superioridade” humana ou seja sua própria. Frases como: 

“Deuses não compartilham seu poder, eles voam por aí com capas perfeitas.”, 
“Este símbolo arrogante no seu peito”,
“ Se não fosse por você este mundo já estaria aos meus pés!” e “ Estou envelhecendo, ele não!” mostram a inveja que ele sente pelo herói e sua megalomania.
 Outra parte interessante é que com o passar do tempo o único objetivo de Luthor é apenas matar o herói. Com isso ele provaria sua superioridade como o maior gênio da Terra. Em muitas passagens ele menciona que estaria “matando um deus”.

 Por si só Lex Luthor não é um vilão dos mais interessantes, mas a temática que o cerca compensa qualquer falha que venha a apresentar.
 Muitos perguntam por que o Superman simplesmente não mata logo esse humano que frente á todos os super vilões que ameaçam a Terra consegue, surpreendentemente, ser o mais perigoso. Essa pergunta já foi tema de varias aventuras do herói.
 Minha resposta é que o desafio está em, justamente, resistir ao impulso de matá-lo. Matar Lex Luthor seria matar a humanidade que faz do Superman um salvador e não um dominador.
 Lex Luthor é a parte que mesmo sendo incomoda mantém a bondade no coração do herói. Pois é certo que todo grande herói precisa de um grande mal para combater.

Espero que estajam gostando da série! Continuem dando sugestões nos comentários!

5 comentários:

Rouco disse...

Uma das melhores descrições de Lex é na recente série All Star Superman do Gant Morrison, acho que no Brasil é chamado de Grandes Astros Superman. Sem dúvida a melhor história do Superman dos últimos tempos, retrata bem o Homem vs Super-homem.

Camila Monteiro disse...

Adoreeeeeei esse post!!!!

Paulo Cesar PC disse...

Eu gosto da versão dos desenhos animados.
Um grande beijo no seu coração!

Deolhonomundo disse...

Lex definitivamente é um vilão de categoria!
porq..o cara é um Gênio...ja começa por ai!!!
Tanto que tem um Epi que Lex consegue passar pela barreira do universo onde somente pessoas com um nivel de intelecto altissimo poderiam passar, no episodio em que o Darkseid invade a terra!!!
Lex Luthor é um dos meus vilões favoritos!!!
Poderia sitar varios outros exemplos do porq..mas esse comentario sairia muito GRANDE O.O!
Mas ótimo Post...Parabens

Falando de que? disse...

Sinceramente, estou gostando MUITO do seu blog, já estou até seguindo rs
Eu, particularmente, acho Lex Luthor um vilão genial, que sendo um mero humano consegue desafiar o poder do super-homem.
Agora, sobre a questão do porque de o Clark não matá-lo, não acho que é apenas pela bondade, pois acredito que não sejá assim tão facil mata-lo, acho que além de Lex ser realmente um desafio para eles, acho que Clark não consegue o matar por causa da amizade que eles já tiveram um dia.
Eu particularmente, amoo a série Smallville, e PRINCIPALMENTE o Lex, ele é quem dá graça a série, meio que estragou quando ele saiu da série, mas vou seguindo até acabar rs

Postar um comentário