Dengue

quinta-feira, março 31, 2011

 É isso aí sobreviventes. Epidemia de dengue...  De novo.
 Sim depois de mais de um mês de um monte de casos isolados os governos de algumas cidades e estados mais afetados decidiram declarar estado de epidemia.
 Quatro municípios de Alagoas, doze cidades do Paraná, quatro cidades do Rio de Janeiro e Manaus no Amazonas já enfrentam os piores casos da doença. Sendo a de Manaus a pior da história.
 Eu só me pergunto como uma doença tão fácil de ser evitada ainda consegue matar tantas pessoas no Brasil.
 Agora com o agravamento da doença esse ano enfrentamos a Dengue Tipo 4, que é a mais perigosa já vista. Já tivemos a dengue clássica e a hemorrágica.

Então façamos uma retrospectiva .
 Está doença apareceu no Brasil pela primeira vez entre 1851 e 1853. Desta data até os anos 80 a doença foi praticamente erradicada; conseqüência do combate à febre amarela. Entre 86 e 99 a doença reapareceu fazendo uma média que evoluiu de 78.928 para 104.658 casos por ano.

Voltando para 2011 podemos ver que em vez de melhorarmos o combate a essa doença, que com o passar do tempo mata mais e mais pessoas, nós conseguimos piorar tudo.
 Aqui mesmo no Rio houveram inumeras reportagens mostrando propriedades pertencentes ao governo com piscinas abandonas, fontes desligadas e lixo a céu aberto contendo focos do mosquito. Tendo os órgãos competentes cuidado dos casos só após ás reportagens já terem sido exibidas.
 Em uma época em que supostamente a população devia ser bem informada vemos o maior descaso de todos do próprio governo. Que mesmo não limpando a própria casa e não dando o menor suporte aos hospitais para detectarem mais cedo os casos da doença tem a cara de pau de aparecer na televisão e dizer que o Brasil está em sua melhor fase e que seremos um país de primeiro mundo!
 Como um país que não consegue vencer a luta contra um mosquito tem a pretensão de chegar á algum lugar?

Lembrando á vocês que não nada difícil vencer o mosquito da dengue. São as dicas de sempre:
 Não deixar água parada em lugar nenhum e deixar que os agentes de saúde entrem em sua casa para administrar o remédio que auxilia no combate. Vocês sabem como fazer né [?]
 Se cada um cuidar da sua própria casa já estará ajudando bastante.
Até a próxima!

4 comentários:

Jim Carbonera disse...

post de utilidade publica!

Mandou bem!

Beijao

http://www.estilodistinto.com/

Emilia Vaz disse...

Legal Dri,quanto mais se falar na Dengue,mais as pessoas se conscientizam a monitorar melhor seus quintais e suas casas.Tomara né?
Bom fds moreninha linda.Bjkas

Paulo Cesar PC disse...

É isso aí minha querida Driele. Parabens pelo post. Entra ano sai ano e eles não conseguem dá um fim a isso. Por outro lado também, nos cidadãos temos nossas parcelas de culpas também. Um grande abraço pra voçê minha querida.

Wil disse...

Olá Driele,
Sempre firme e forte em suas postagens. Parabéns mesmo.
É isso, o país até está preocupado com isso. Mas será que em todos os lugares é assim?
Concordo quando você diz sobre Manaus. Não conheço a cidade mas pelo pouco que sei, é uma linda cidade e um povo sensacional. Porém, sofrem de problemas que seria obrigação do governo ajudar. Mas esperar o que de políticos?
Um grande estádio de futebol por lá, para abrigar 2 jogos da Copa do Mundo. Dinheiro jogado no lixo.
A dengue para ser controlada, precisa muito de ajuda da população também.
Ótima sexta feira pra você e parabéns pelo trabalho que vem realizando no seu blog.

Postar um comentário