Heróis #3

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Nome: Tony Stark/ Homem de Ferro
 Categoria: Anti-herói
 Idade: 48 anos
O Homem de Ferro ou Iron Man foi criado por Stan Lee em 1963 e teve sua primeira publicação pela Marvel no Brasil pela série Heróis da TV #100.
 O personagem Tony Stark teve sua personalidade de playboy inspirada no famoso milionário Howards Hoghes.

 Tony Stark, o Homem de Ferro, se desenvolveu num cenário de intensos conflitos políticos e armados nos USA.
 Devido à morte de seu pai quando ele ainda era jovem o desenvolvimento desse herói não foi nada comum.
 Antes de completar a maior idade e tomar posse das Indústrias Stark, Tony levou uma vida de playboy. E com a guerra do Vietnã usou todo seu incrível intelecto para fazer das Indústrias Stark a uma importante fornecedora para o exército americano.
 Tony foi capturado em uma visita ao Vietnã e durante seu cárcere, para poder escapar, criou a primeira versão da armadura do Homem de Ferro.
 Depois disso Tony aperfeiçôo a armadura e com ela combateu como super-herói, os inimigos dos USA.

 No cinema a representação do herói mais famosa atualmente é a de Robert Downey Jr. A seqüência Homem de Ferro e Homem de Ferro 2 foi uma adaptação da história do herói para os dias de hoje que fez  bastante sucesso.
 Em Homem de Ferro – A Nova Série Animada que foi exibida na Rede Globo á pouco tempo, também não é contada com exatidão a história do herói.
 Devido á época em que se passa a história original do herói não foi possível representá-la com exatidão.
 Nos HQs a edição que melhor mostra a natureza dúbia do herói, na minha opinião, é a série Guerra Civil. Essa série mostra seus conflitos de interesse e pessoais quanto ao governo americano que aprova uma lei para registrar pessoas com poderes.
 O maior conflito da Guerra Civil ocorre entre o Homem de Ferro e o Capitão América, que é contra o registro.

(Clique na imagem para amplia-la)
(As várias representações do herói através do tempo)
 Tony Stark deixa clara sua condição de anti-herói ao começar a agir só após sua captura na guerra, ou seja por necessidade.
 Ao agir apenas para tentar evitar o mal que as armas que ele próprio criou haviam causado, fica evidente que o Homem de Ferro é uma arma para reparação e retratação. E é importante citar que Tony continua agir muitas vezes motivado por seus próprios interesses e não apenas para o bem comum.

 O Homem de Ferro, como todo anti-herói é impulsionado por sentimentos nada nobres. Isto lhe aproxima das pessoas comuns o que o torna muito popular.
 O anti-herói é mais interessante por ter conflitos tão grandes quanto seus poderes e ao contrario dos puros heróis, vivem sem que a sombra das grandes responsabilidades os atormetem. E o Homem de Ferro com certeza é um representante impecável dessa categoria.

“Estou cansado de ser um herói. Agora quero relaxar e me divertir.”
                                 (Tony Stark)

Download da série em HQs Guerra Civil AQUI! 

6 comentários:

Yago Medeiros disse...

Esse é um herói realmente interessante, porque simplesmente, ele é um ricaço louco...hehhehehhe

Tony Stark é o tipo de homem que não se pode prever, mas acho que na Guerra Civil da Marvel ele realmente mostrou as caras e foi mto, mais mto interessante a batalha dele contra o Capitão América (ideologicamente falando)...

boa série essa dos heróis, estou acompanhando...

até...

Laura Brandão disse...

Eu particularmaente adoro filmes de super-heróis o Homem de Ferro é um deles eu não me canso de assistir o que mais me surpreende é a armadura de Tony Stark e como ele é inteligente eu gosto de várias parte do filme.

Abraços Driele e Ótima Sexta!

Andre Mansim disse...

Porque a Marvel perpetuou seu sucesso através dos tempos e a DC comics foi perdendo terreno, perdendo terreno e hoje só vive de passado?
Porque os personagens da Marvel são pessoas com problemas, defeitos, contas a pagar, crises existenciais e poderiam ser eu ou você... Porque o Homem Aranha hoje é o super heroi mais conhecido do mudo e com o doro de publicações atualmente que qualquér outro personagem? Por isso mesmo, ele é um jovem qualquér de uma cidade qualquér com problemas e defeitos...

Valeu pela postagem!
Passa lá no mei blog.

BEM CAPAZ disse...

Muito bem colocada a descrição do Homem de Ferro.
Este sim é um dos meus preferidos.
parabens.

phaelcampos disse...

Iron m*A*n é mt engraçado, os anti-heróis são meus favoritos.

Só acho que vc errou ao dizer que Robert Downey Jr. é a representação mais famosa -atualmente-, supondo pela sua frase teríamos outros filmes de Iron Man com outros atores estilo Batman e Superman, o que não há, o de 2008 foi o primeiro desse herói e Downey é o único ator a ser comparado com ele mesmo, então não é "atualmente",seria algo como "No cinema o personagem ganhou visibilidade com Robert Downey Jr."

Sobre o desenho da globo, assim como o do Homem aranha, X-men revolutions e vários outros de heróis teens, se passam no universo ultimate, pense em algo como um universo paralelo, pq n há como os heróis serem heróis teens antes mesmo de ser picado pela aranha e etc. Odeio o universo ultimate pois td ñ passa de marketing, fazendo um selo de sucesso pra crianças desfigurando as histórias dos personagens entrando num túnel sem fim, onde passam os anos e eles só são reutilizados incessantemente. Por esse motivo não sou muito fã de super-heróis, eles não acabam, não morrem (qnd morrem voltam). Prefiro histórias com começo, meio e fim. Mas reconheço que tenho uma queda por X-men, as histórias são sensatas, mesmo qnd vão falar do passado ou fazer desenho "teen", eles fazem de um jeito que as histórias se encaixem sem paradoxos, como peter parker homem aranha colegial com 15 anos, e nos filmes vira homem aranha quando é um fotógrafo (já passou do colégio e universidade). Isso eu não engulo.

Driele disse...

andre, tbm gosto dos heroi da DC mesmo achando q ele perderam a força ultimamente

phael, erro de digitação
quando eu disse 'representaçao mais famosa' quis dizes q é a mais conhecida pelo publico, mais ate q os HQs e series animadas
sei de muita gente q nao conhecia a historia do Homem de Ferro antes do filme
e concordo com vc, o universo ultimate realmente estraga os desenhos menos x-men

Postar um comentário