A Mídia Moderna

domingo, dezembro 12, 2010

            Outro dia estava vendo a única novela que eu tenho gostado em muito tempo: Ti ti ti. E uma frase dita na novela me chamou muito a atenção.
            Uma personagem disse: “O bom gosto não vende mais a proposta é dar ao povo circo, sexo e fofoca”.
 Achei incrível a forma como a novela retratou perfeitamente o pensamento da mídia sensacionalista. Alias, parece que hoje em dia a mídia se divide em quatro grupos: a sensacionalista (que ganha a atenção do publico explorando a imagem alheia), de ganho (que usa os meios de entretecimento para abusar da propaganda), a tradicional (que tem qualidade, mas por se prender a velhos elementos não consegue conquistar o publico jovem e cansa o publico mais velho) e a depreciada (que mesmo fazendo um bom trabalho e com qualidade fica abafada pelos gigantes da comunicação com seus enormes recursos).
            Sobre a frase acima é certo que a muito as pessoas perderam a capacidade de discernir o que é bom gosto. A prova disso é que hoje os jornais transformam as noticias em piadas e o povo aplaude Balanço Geral e, Meia Hora e tantos outros, a musica denigre a imagem feminina e o povo dança funk,só as cachorras e a tv explora e ridiculariza polemicas e o povo assiste Passione, todas a novelas das oito e programas de auditório!
            O circo é esse ambiente de escárnio em que a mídia tem o povo como platéia cativa. O sexo é esse consumismo cada vez maior da vulgaridade. E a fofoca o burburinho continuo em volta de assuntos que em vez de entreter e informar servem apenas para alienar mais o povo a cada dia que passa.

12 comentários:

Allan Lemos disse...

Ainda bem que encontrei a salvação e hj só assisto tv fechada, sobre Ti Ti Ti concordo com vc ela é uma excelente novela e sem dúvida é melhor depois de muitos anos.

Anônimo disse...

E pense que o povo está doidinho pra poder assistir BBB 11.
Salve Salve querida.
Ótimo post.

jwillian disse...

O grande dilema: a mídia que dita o que vai ter no circo ou o povo quem dita, pelos números da audiência, quais atrações ele quer ver no picadeiro? Só sei que desisti de participar do espetáculo na condição de jornalista.

Nobody disse...

Esse é um assunto de muita relevância mesmo... O conceito de bom gosto ficou totalmente distorcido hoje em dia...
E concordo com sua opinião em relação a Ti Ti Ti... Lembro até quem disse a frase, rs.

Parabéns pelo blog! Vou te seguir ^^
Beijo :*

Ítalo Richard disse...

Tema interessante e corriqueiro, manipulador e manipulado. Acredito que em tempos anteriores esse risco era bem maior, hoje temos uma infinidade de ferramentas a nosso dispor para obtermos informação e cultura, acho, inclusive, que as pessoas se deixa manipular por que querem, por preguiça. O jornalismo tem virado um espetáculo na midia televisiva, é vergonhoso e é fato, mas já temos um certo discernimento para qualificarmos como algo de péssima qualidade, algo que em outros tempos isso era praticamente impossível. Em relação as novelas, eu gosto, apesar de considerar que sua qualidade tem diminuido, acho legal Ti ti ti, mas desde "A Favorita" não vejo uma novela moderna verdadeiramente interessante.

Allan Lemos disse...

Adivinha,

tenho um novo selo para vc lá no meu blog =)

Unknown disse...

Eu também odeio esse circo todo!
Infelizmente parece que a maioria do povo só sabe ser correto sob as rédeas da ditadura... é a conclusão que tenho chegado ao comparar o Brasil com o Egito e outros países onde a ditadura reina sem piedade...

Neidy Gautama Batista disse...

Como dia meu papi... “As coisas que possuímos, acabam nos possuindo.”

Eu não entendo como o povo si deixa ser domado dessa forma, é como si eles comprassem as mercadorias que os escravizam cada vez mais...

Sei la... é tenso

Beijos

Ilana Garcia disse...

É a indústria cultural, onde tudo gira em torno de uma só lógica: lucro.
É a tal da sociedade do espetacúlo, pegam casos como o da Isabela Nardoni e o da Eloá e fazem novela pra ver quem consegue mais ibope, é lamentável.

Muito bom você ter abordado esse tema, gostei mesmo.

Beijos,

http://valvulaadeescape.blogspot.com

Unknown disse...

Oie... que tal participar da brincadeira "O que você encontra na minha bolsa"?

http://t.co/AVD3cZI ;)

Allan Lemos disse...

Adivinha, tenho + alguns selos...

Laura Brandão disse...

É o poder q a publicidade tem!
Abraços e ótima semana!
http://humornegrosemcensura.blogspot.com/

Postar um comentário