Tolerância

domingo, novembro 21, 2010


Hoje vi a noticia de o Papa Bento xvi deu uma declaração sobre o uso de preservativos. Ele disse que “o uso de preservativos era aceitável em alguns casos, como para reduzir os riscos de contaminação do vírus HIV em contato com prostitutas.” Sério juro que tive a impressão que ele liberou o sexo com prostitutas desde que seja com camisinha, enfim... Essa declaração gerou grande polemica e controvérsia em todo mundo, principalmente entre o publico católico.
 Isso me fez pensar sobre como as religiões agem e em como a vida de uma pessoa pode ser afetada pela religião que ela segue.
 Eu particularmente não tenho religião alguma, simplesmente por que a impressão que tenho é de que muitas vezes seguir uma religião deixa a pessoa um tanto quanto ignorante do mundo a sua volta e presa por regras e princípios que muitas vezes não fazem sentido. Ou nem isso. Muita gente não segue religião alguma, mas o principio de uma crença esta tão arraigado em sua cultura que acabam se prendendo a ela por receio de alguma coisa que nem mesmo entendem o que é.
 Por exemplo, muita gente fica horrorizada só de ouvir falar em espiritismo, macumba, magia, ateísmo ou qualquer outra forma religiosa ou não religiosa que fuja ou padrão do cristianismo.
 Outro dia um colega estava falando comigo sobre umbanda e espiritismo, e eu comentei sobre isso com outras pessoas, só sei que uma dessas pessoas virou pra mim e disse ‘não tenha curiosidade para o mal, ta na bíblia’. Pêra aí, quem disse que essas religiões fazem o mal pra alguém?
 Gente, eu gosto de pensar que vivemos em uma sociedade evoluída em que todos tem direito a ter sua opinião sobre qualquer assunto, mas daí a fazer comentários totalmente preconceituosos e infundados sobre as crenças de alguém já é demais. Se você não concorda com as crenças de outra pessoa faça um favor a todos e tenha o mínimo de sensatez. Se não puder discutir o assunto de uma forma construtiva, inteligente e respeitosa não faça comentários de merda maldosos ou preconceituosos só encerre o assunto e poupe os ouvintes de um constrangimento. E isso serve para todas as conversas, não só sobre religião.
 Eu só não entendo que em plena era digital, século 21, 2010 sei lá mais o que, as pessoas ainda consigam se prender a opiniões tão malucas arcaicas.
 Aqui vai um conselho gente: Mesmo não concordando com as crenças de alguém, mesmo que parecem absurdas á você, torça o pâncreas, conte até dez, respire fundo, mas nunca, jamais aja de forma desrespeitosa com essa pessoa pelo menos na frente dela .
 Temos que lembrar sempre que há uma enorme diferença entre se expressar e menosprezar os outros.
 Tolerância sempre gente!

3 comentários:

Laura Brandão disse...

Falando, eu como agnóstica, Tenho minha própria opinião. Mas existem pessoas cuja a mente ainda é fechada para certos assuntos.
Criam um Certo Tabu principalmente se for sobre sexo.
Abraços e tenha uma ótima semana =*

Unknown disse...

Ótimo conselho!!!
Espero que muuuuitas pessoas "caiam" aqui nessa postagem e acatem tal conselho!!

Odeio o desrespeito! Sobre qualquer assunto!!

Meu marido é muçulmano, eu sou cristã e tenho uma amiga bruxa (wicca) e justamente por haver respeito NUNCA houve problemas entre nós.

Daiane Cristina ♥ disse...

Ameii seu blog..

seguindo :D

http://daianecristinasilva.blogspot.com/

Postar um comentário