Rio de Janeiro em Gerra

sábado, novembro 27, 2010

Como a notícia do momento é o combate que se desenrola entre o Estado e o crime organizado no Rio vou fazer uma breve exposição da minha opinião sobre o assunto. Os motivos que levaram a esse embate e como a história vai terminar.


1- O Rio de Janeiro tem mais de 200 favelas as quais se não são dominadas pelo tráfico são ocupadas por milícias ou simplesmente sofrem com a violência imposta a elas como a todos os bairros pobres da cidade.
2-A segurança pública tem negligenciado essas partes da cidade, o que deixou o caminho livre para que o poder paralelo dominasse esses espaços.
3- Tendo o crime organizado se estabelecido e se estendido à cada vez mais áreas carentes ao longo dos anos a  situação hoje é essa: complexos gigantescos usados como fortalezas para o crime onde se tornou quase impossível que  se estabelecesse a ordem pública.
4- Com o aumento do domínio do crime nessas áreas e as dificuldades de acesso impostas pelo mesmo a erradicação do tráfico na cidade foi sendo adiada até hoje.
5- Com a chagada da Copa do Mundo e das Olímpiedas no Brasil, e tendo no Rio de Janeiro a maior fonte de renda turística do país, o Estado viu a necessidade de reprimir a violência e o crime nas áreas que teriam maior movimento durante esses eventos instalando nelas as UPPs para manter a segurança.
6- Com cada vez mais favelas sendo ocupadas pelas UPPs os criminosos se sentiram acuados e responderam a isso com atos de vandalismo pela cidade.
7- Como a violência já estava aumentando exponencialmente nas áreas urbanas desse o começo do ano e uma solução para problema estava sendo cobrada do poder público viu-se nesses atos criminosos a oportunidade para investir com força total contra o crime organizado, resolvendo muitos problemas de uma vez e claro mostrando a incrível capacidade do Estado de lidar com criminosos não sei se perceberam estou sendo irônica o que já arrecadaria muitos pontos para o governo já que novos mandatos se iniciam.
8- Muitas cenas de apoio a polícia e as Forças Armadas foram mostradas no noticiário.
9- Há muitas críticas a atuação do Exército e policia brasileiros. Essas operações serviram para mostrar o quão competente é a segurança do Estado irônica de novo . 
10- Com isso, ao final dessa história, o Estado ocupará os complexos de favelas mais perigosas, livrando-às da opressão do crime.
Resumindo:
Vão ficar dias, semanas, sei lá nessa palhaçada para resolver um problema que já deveria ter tido fim à anos atraz. Como já foi mostrado, não vão conseguir prender todos os bandidos, o que vai fazer com que a violência aumente nas cidades pequenas, que é pra onde eles vão. Um monte de cidadãos inocentes vão se ferir ou até morrer no meio desse confronto mal planejado e feito às pressas. Eles vão se vangloriar na tv sobre sua grande vitória contra o crime organizado, que logo se organizará de novo. O povo, burro como é, vai ficar batendo palma para os mesmos policiais e políticos corruptos que até ontem eram xingados a plenos pulmões. E aos poucos, como brasileiro gosta, as favelas vão voltar às mãos dos traficantes, agora só um pouquinho mais tímidos. E assim se passaram mais alguns anos até o próxima grande operação que porá frente a frente 'mocinhos' e bandidos lutando pela posse da cidade como num faroeste sangrento onde os gritos das vítimas são abafados pelos aplausos dos tolos... 
Para as pessoas que tem muita dificuldade de entender essa última parte foi bem irônica. 


 Se vocês acharem que por acaso eu estou errada, por favor fiquem à vontade para discordar de mim, como esse é um assunto polêmico todas as opiniões devem ser expressas livremente, é para isso que servem os comentários.

10 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu acho que é possível sim, que isso aconteça, mas estou mais inclinada a acreditar que a "limpeza" vai ajudar!

Talvez seja mera esperança minha, não sei.

Seja como for, a solução está em SEMPRE agir da maneira como estão agindo agora.
Porque se assim fizerem, uma hora ou outra os traficantes hão de cansar e serão bem mais "discretos".

Mas a pergunta que não quer calar é se o exército, marinha e BOPE estarão sempre disponíveis para entrar em ação sempre que necessário.

Pois só com persistência essa limpeza vai perdurar...

Anônimo disse...

Olá Driele ! É seu nome ? Desculpa se não for.
Gostei da sua postagem e concordo em tudo. O circo está armado e os leões "quase" domados. A platéia babaca aplaudindo. Mas logo estarão fora de controle e devorando o povo de novo. Esperança ?? Nenhuma. Isso tudo é uma grande palhaçada. Política. O Brasil é ridículo. Cheio de pretensões. Com seus políticos vaidosos.

Falei. Bjs..

Allan Lemos disse...

Gostei da postagem, falou simplesmente a verdade

Gaby Slaughter ϟ disse...

Pois é, acho que essa violência vai se tornar tão banal, quanto pessoas morrendo por tiros (que já é(, veículos sendo queimados, até porque isso vai se estender. E muitas pessoas ficam trancadas em casa com medo, vai ver os moradores de lá saem de casa e não estão nem aí, daqui a pouco o Rio inteiro está assim.

Nathacha disse...

Estou passando aqui para te seguir , mas prometo voltar em breve e comentar as suas postagens!
Abraço (me segue tbm!)
http://medicinepractises.blogspot.com/

Deanna Ribeiro disse...

eu concordo ctg, sem mais.

http://semacaso.blogspot.com

Anônimo disse...

Acho que faço parte da minoria ingênua que vê o mundo sendo civilizado novamente aos poucos.
Estou otimista quanto a limpeza no Rio,mas concordo que eles(bandidos)fugiram para cidades menores.
Agora pudemos ver que era propaganda enganosa.
Tudo bandidinho,sem reação.Foi moleza a invasão...eu fiquei pasmo.Esperava um pouco mais de tanto que falavam.

Laura Brandão disse...

Corram pras Colinas eles ( Os bandidos) estão agora nas cidades menores! \o/
Todo mundo em pânico !
Agora falando sério, isso não vai mudar, nunca muda!
Vai amenizar mas acabar não vai acabar não!
Abraços =*

-Catarina Ribeiro- disse...

Agora o bicho vai pegar!Como diz a banda Tihuana, mas o bicho ta pegando faz tempo.
Foi uma atutide tardia mas como diz aquele ditado: "Antes tarde do que nunca"
Beijs

Postar um comentário