Ciência

quarta-feira, outubro 20, 2010

Ao raiar do século 20 a ciência prometeu que seria o deus do homo sapiens.
 Bom, estamos no século 21 e adivinha só ela ainda não conseguiu cumprir seu objetivo de trazer à luz todas as respostas às perguntas da humanidade.
 Surgindo como uma coisa relativamente nova para o homem, a ciência com seus vários campos de estudo, vêm trazendo inúmeros benefícios para a humanidade. Mas também foi causadora de grandes problemas causando impacto tão grande na era moderna que mesmo as mais longas e brutais guerras da antiguidade perderiam no quesito devastação e morte.
 Desde seu início a ciência tem mostrado tanto seu potencial benéfico quanto maléfico. É certo que descobertas científicas, como a penicillina ou a utilização de células tronco, fizeram e continuam a fazer enorme bem à raça humana. Mas é preciso lembrar que a busca pelo poder e conhecimento pode cega-lá para os riscos inerentes às suas atitudes. A bomba atômica, por exemplo foi criada originalmente para ser uma fonte de energia. Mas acabou sendo utilizada numa guerra onde causou a morte de mais de 70 mil pessoas. E um exemplo mais recente, a gripe suína, que causou um nível de contaminação e pânico tão grandes na população mundial que adquiriu status de epidemia de auto risco. Vale lembrar que o vírus da gripe suína foi criado em laboratório e acidentalmente liberado na atmósfera. E depois esses mesmos cientístas que à criaram demoraram meses até descobrir um meio para combater a doença. Que nesse meio tempo já estava matando e ou debilitanto uma considerável parcela da população.
 Eu particularmente confio que a ciência ainda ajudará o homem à vencer muitos de seus grandes desafios presentes e futuros. Mas também me assusta a possibilidade de que coisas criadas para a melhora e preservação da vida sejam usadas contra nós sem que percebamos.

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."
                                                     (Platão)
Não se esqueçam de comentar no final e seguir o blog se gostarem!

10 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, a ciência realmente foi de grande avanço, sem dúvida. Mas é claro que tudo que está na mão dos homens, acaba tendo certo potencial destrutivo, seja ele grande ou não!
Tenho uma surpresa esperando por você para ser aberta no Baú.
Abraços
http://baudasvariedades.blogspot.com/2010/10/o-selo-do-bau-e-blogs-presenteados.html

Carla Reichert disse...

Como tudo neste mundo com ela não seria diferente. Muito interessante essa postagem.
Toda a experiência e pesquisa direcionada para o bem da humanidade, logo depois surgem outras idéias não tão nobres para fazer uso de qualquer descoberta. Estamos falando do bicho homem. A ciência, apesar de cética está cheia das bençãos de Deus e acredito que todo mal causado pela ciência teve a mão do homem mal intencionado, em busca de poder sempre.

abraços

seguindo

http://precisomeexpressar.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olha eu aqui de novo!
Estou passando para dizer que fico contente em ver que a pequena lembrança foi bem aceita!
Abraços enormes!

Millena disse...

A ciência evouluiu muito e nos trouxe grandes descobertas.

Unknown disse...

Nem precisamos ir tão longe, né?
O que aconteceu com Santos Dumont quando se deu conta que estavam usando SUA invenção para propósitos de guerra?
Suicidou-se de tanta tristeza!

Quanto as perguntas... nunca teremos todas as repostas já que novas perguntas surgem a cada instante!!

Gostei muito do post, achei super bem escrito!!!

bjos

Unknown disse...

Todo o desenvolvimento/progresso proporcionado pela Ciência, bem como qualquer outro campo de conhecimento, não podem ficar apenas nas mãos de seus criadores. Assim, não haveria sentido para tantos anos de estudo. Mas essa “liberação” do conhecimento tem um preço: TODOS podem ter acesso (assim queiram)...

Suzy Carvalho disse...

ciencia eh algo q requer paciencia, mto paciencia

Daiane Rebelato De Mamam disse...

Legal o blog ai
Estou seguindo também.

Grande
Abraço...

Se quiser dar uma passada no meu blog fique a vontade.

http://interatividadeoculta.blogspot.com

Júnior disse...

Texto legal einh :) Muito bom..


Trocar links ?? trocar banner ?? só add aê

milsonobscuro@hotmail.com

Lucas Castilho disse...

Não confunda a curiosidade e as descobertas da Ciência com seu uso usurpador e cego. Tudo o que a ciência faz busca apenas o conhecimento, não necessariamente o seu uso. Quando os poderes econômicos adquirem as descobertas científicas que são surgidos os resultados negativos. O problema não é a curiosidade humana, mas sim a estupidez e o desespero da mesma. Em relação à não termos todas as respostas, claro que não temos. Concordo com o nosso amigo ali em cima, Wally elsissy, quando disse "Quanto as perguntas... nunca teremos todas as repostas já que novas perguntas surgem a cada instante!!"

Gostei do blog, to seguindo \o
Abraços, fui-me

Postar um comentário